sexta-feira, 20 de julho de 2012

Literatura em imagem

Atualmente, tão importante quanto o texto é o trabalho gráfico de um livro infantil, que pode reunir desenhos, pinturas, montagens e outros recursos artísticos.

As casas com suas fachadas coloridas e brilhantes parecem seres com longas pernas de palafitas de madeira. Abaixo delas vemos uma água turva e suja feita de pedacinhos de papéis rasgados, plásticos coloridos, embalagens de bala colados num fundo negro e brilhante de plástico pintado. no meio disso estão os barquinhos dos pescadores que ali vivem, que vistos de cima parecem peixes flutuando nessa profusão de fragmentos coloridos. As janelas têm delicadas grades desenhadas, entre uma casa e outra vemos varais com roupas pendurados e no teto de algumas casas despontam antenas parabólicas. Em uma fachada lemos a placa : "Vende-se caranguejo." Estamos num mangue. Mais precisamente na ilustração da capa do livro Meninos do Mangue, do autor e ilustrador Roger Mello (Companhia da Letrinhas, 2001). 
Quando falamos de livros infantis ilustrados falamos de obras nas quais a imagem tem uma força narrativa igual ou em muita os casos maior que o texto. Nesse livro de Roger Mello a ilustração da capa é uma obra plástica que nos puxa para dentro da sua história, numa releitura poética da paisagem do mangue, das cores das fachadas populares, despertando nosso olhar para o uso de materiais não tradicionais na colagem que ele cria.
A relação do texto com a imagem dentro do livro vem de muito longe. Desde os primeiros livros, copiados manualmente - as bíblias medievais e os livros manuscritos persas -, a relação do texto com a imagem é explorada de diversas maneiras. 

Texto é imagem

Em qualquer livro o texto é desenho numa página, pois ele funciona como mancha gráfica. Numa página de um livro medieval - uma iluminura do século 12, por exemplo -, a letra capitular muitas vezes é um desenho. Perceba que o texto e a imagem estão totalmente integrados no espaço página.
Por outro lado, a imagem dentro de um livro é texto também, porque tem um papel narrativo. A ilustração - imagem narrativa - pode dar outros tons ao texto. Ela pode dar um tom suave, doce, triste ou dramático a uma história, assim como o texto pode dar novas significações à ilustração. É da semântica da relação da ilustração com o texto que se faz o livro ilustrado. 
A história Chapeuzinho Vermelho é um dos contos mais publicados na literatura infantil ocidental. As ilustrações da alemã Susanne Jansen para essa história cria um contraste muito interessante entre o texto e as imagens. Os personagens são todos monstruosos, inclusive a própria chapeuzinho . Ao lermos esse livro - que reconta a versão dos Irmãos Grimm -, a protagonista, com seu olhar nada ingênuo e bastante malicioso, nos faz pensar em outra moral da história, onde o lobo não é o grande vilão.

Fonte: Discutindo Literatura, Edição especial, Ano 1, n. 3, Texto de Fernando Vilela

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