Serviços e dúvidas

Com o objetivo de realizar um trabalho que atenda às necessidades dos seus frequentadores, a Biblioteca Municipal oferece alguns serviços, que você poderá conferir abaixo:


• Empréstimo domiciliar de itens do acervo (2 livros cada pessoa, por 15 dias).

• Acesso à internet, sendo que os computadores da biblioteca são totalmente destinados para pesquisa bibliográfica, realização de trabalhos escolares e utilidade pública. Não são permitidos acessos à sites que não sejam com este objetivo. Não é permitido acesso à sites das redes sociais (Orkut, facebook, twitter, etc.) e também acesso à chats do tipo: MSN, webmessenger, googletalk, yahoo messenger ou similares.

• Auxílio à pesquisa no acervo (referência).


• Espaço para leitura local.


• Disponibilização dos jornais e revistas no local.

Principais dúvidas


1 - Quem pode utilizar a Biblioteca Municipal?
Qualquer pessoa pode frequentar a biblioteca e assim utilizar os serviços de empréstimo e devolução de livros, acesso à internet, leitura e estudo local. Basta fazer um registro na biblioteca e a partir daí poderá levar para casa, os materiais disponíveis para empréstimo na biblioteca 


2 - Quanto você precisa pagar para usar a Biblioteca Municipal?
Nada!!! A Biblioteca Euclides da Cunha, além de municipal é também pública, isso quer dizer que para usar os serviços básicos de empréstimo de livros e demais materiais bibliográficos disponíveis, não é necessário pagar nenhum valor.


3 - O que é preciso para ser cadastrado e pegar livros emprestados?
É muito simples! Você precisa comparecer à Biblioteca com o RG (Documento de Identidade) e um comprovante de residência atualizado. Se você tiver menos de 14 anos, só poderá se cadastrar com a autorização dos responsáveis. Os maiores de 14 anos podem se cadastrar sozinhos. 


4 - Como é feito o empréstimo dos livros?
O leitor, após cadastrado receberá uma carteirinha e poderá retirar 2 livros em cada empréstimo. Este livro é emprestado por 15 dias e poderá ser renovado quantas vezes for necessário.


5 – E se eu atrasar a devolução do livro?
Se houver atrasos na devolução haverá uma suspenção, sendo para cada dia de atraso um dia de suspensão.


6 – O que acontece se eu perco ou estrago o livro da Biblioteca Municipal?
Se infelizmente acontecer algum imprevisto e você perder ou estragar um livro da Biblioteca você deverá comparecer, explicar o que houve e combinaremos alguma forma de repor o livro. Seja pela compra de um novo exemplar ou um similar caso o título esteja esgotado no mercado. Ou ainda poderá repor com um outro exemplar similar que você tenha, caso a reposição por um novo seja impossível. Sempre haverá uma solução, basta combinarmos!