quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quem aprende a ler sabe ler?

Ser alfabetizado e ser um leitor competente são duas coisas diferentes. No Canadá, que é um dos países com melhor nível de leitura no mundo, um estudo do Conselho Canadense de Aprendizagem (2008) revelou que um número alarmante de canadenses têm dificuldade para ler jornais, cotos e até cardápio de restaurante. O mesmo estudo prevê que cerca de metade da população canadense vai se debater com dificuldades de litura e escrita, por volta de 2020, se as coisas não mudarem.

A situação não é muito diferente em outros países; na verdade, tende a ser pior, e é por isso mesmo que no mundo todo estão surgindo e crescendo iniciativas e movimentos para que as famílias introduzam a palavra escrita na vida das crianças desde pequeninas, e façam algumas coisas para inspirar nelas o amor pela leitura.

A leitura em voz alta é um dos melhores meios de facilitar o domínio da palavra escrita pelas crianças, pelos jovens e pelos adultos. Diante de um texto complicado, uma boa leitura em voz alta ilumina o sentido, desmistifica a dificuldade e recupera a relação das palavras com sua origem oral, e o que antes era obscuro se torna mais familiar.

Fonte: Programa Ler é Preciso, do Instituto Ecofuturo 

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