segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SIBI restaura livros e estimula a leitura

O Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI) desenvolve uma série de trabalhos com o objetivo de atrair leitores. Entre os serviços oferecidos está a restauração e conservação de livros doados ou pertencentes ao acervo. E o responsável pela restauração é José Gasparini, um senhor de 79 anos.

A biblioteca Amadeu Amaral possui, em seu um acervo, cerca de 4,5 mil livros recebidos através de doações. Quando necessário, eles são recuperados por Gasparini, que restaura cuidadosamente os livros, consertando rasgos e higienizando as obras de forma a torná-las mais limpas e mais agradáveis ao leitor. Gasparini, que é servidor municipal aposentado, restaura livros na biblioteca Amadeu Amaral há 6 anos. “Recebemos muitas doações e, em alguns casos, há necessidade de higienizar e fazer pequenos reparos nos livros”, diz.

Ele também explica que com a chegada da internet muitos livros de pesquisa são doados, mas isto não diminui o movimento das bibliotecas. “Hoje os meninos pesquisam muito na internet, mas ainda há uma grande fluência do público nas bibliotecas”. “Atualmente eu estou fazendo todo o acervo infanto-juvenil”, diz.

Gasparini explica que, com o decorrer do tempo, os livros acumulam fungos que provocam alergia em quem os manuseia, por isto é importante que haja limpeza constante das obras. “Para trabalhar eu utilizo 4 tipos de lixa, a grossa, média, intermediária e fina, além de máscara, luva e jaleco fornecido pela Prefeitura”.

Além dos livros do acervo fixo da biblioteca, que atualmente é de 157.738 livros, as obras trocadas no Barganha Book também passam pelo processo de restauração e limpeza. “O livro higienizado se torna mais atrativo na hora da troca”.
Fonte: http://www.saocarlos.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário