domingo, 27 de agosto de 2017

O mundo da imaginação

A leitura infantil transforma os peques em futuros formadores de opinião


A frase do saudoso escritor e educador Rubem Alves talvez seja a melhor descrição sobre a importância da literatura na infância: "um livro é um brinquedo feito com letras". Quando os pais observam e absorvem que a leitura pode ser uma grande brincadeira, ela torna-se a agregadora, sem o peso de transformar-se em obrigação. Ao simples toque do seu leitor, o livro libera sua voz e dá "asas" à imaginação. De mudo, ele não tem nada. E, aos poucos, ao folhear as páginas, as histórias, armazenadas em uma caixa de "faz de contas", vão senoo desvendadas. Segundo especialistas, esse mundo encantador deve ser revelado para as crianças na mais tenra idade. A leitura auxilia os menores a lidar com as emoções, na alfabetização, na ampliação do vocabulário, fortalece o vínculo familiar, contribui para construir sua personalidade, desperta a imaginação, traz conhecimento e cultura.

Leitores mirins

"Os pais devem apresentar a seus filhos os livros desde os primeiros meses de vida", enfatiza a pedagoga Elaine Cristina dos Santos Silva, pós-graduada em gestão escolar, coordenação e supervisão. Atualmente, há uma infinidade de títulos para as crianças se divertirem e aprenderem de forma lúdica: dos livros-brinquedo, que emitem sons, até aqueles com textura, figuras e que podem ser molhados e levados no momento do banho da criança. "Eles ainda ajudam no processo da alfabetização e na identificação de símbolos e letras." Segundo ela, apesar de a tecnologia estar muito presente nos dias atuais, não substitui o encantamento pelos livros impressos. "É possível ver os olhinhos das crianças brilhando ao manusear as páginas coloridas de histórias cheias de magia, reis, rainhas, príncipes, princesas, heróis, vilões, lugares secretos e terras distantes

Tudo começa em família

Os filhos espelham-se pelos hábitos dos pais. Se os tutores são leitores assíduos, já "plantaram a sementinha" do saber na cabeça dos pequenos, que vão querer copiá-los. "O encantamento pela leitura surgirá se a criança tiver um ambiente propício, onde se depara com adultos leitores", exemplifica a pedagoga. Para ela, as crianças precisam ter acesso fácil a diferentes tipos de materiais para leitura como livros, gibis, revistas e até jornais, sempre respeitando a faixa etária da criança. Outro fator importante é frequentar bibliotecas ou livrarias. "O costume desperta o desejo da descoberta e atiça a curiosidade", diz ela.


Fanática pelos livros

Hoje em dia, não é mais válida a desculpa de que as crianças não leem porque não têm acesso, devido ao valor do livro ou à falta de opção de encontrar uma literatura infantil.
Kaciane Caroline Marques do Nascimento, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, é prova disso. Aos 12 anos e de família humilde, a menina já leu mais de 500 títulos entre quatro anos e tem um movimentado canal do YouTube, o "Tanto Faz ou Qualquer Coisa", que aborda séries, tags e desafios.
Ela revela que foi sua professora Maria Cristina, do 2º ano do Ensino Fundamental a grande incentivadora. E, mesmo em plena era digital, ela não abre mão de uma boa história nos livros impressos. "Não existe uma fórmula para gostar de ler, mas é preciso escolher os títulos, de acordo com o gênero que mais gosta", acredita. Para ela, o ideal é começar com obras curtas e evoluir, aos poucos, para aquelas que contêm mais páginas.
A admiração pela leitura fez com que a estudante conseguisse, com a ajuda de empresários e populares, inaugurar uma pequena biblioteca nos fundos da sua casa, em um bairro simples da periferia da cidade. "A biblioteca já possui mais de 5 mil títulos que são emprestados a outras crianças e também a adultos", conta. O Colégio London, tradicional na cidade, foi responsável pela montagem do espaço. E os livros, doados pela população da cidade e da região. "A instituição também me concedeu uma bolsa de estudos", revela, orgulhosa.
Hoje em dia, a menina considera-se feliz por atingir seus principais objetivos e também seus sonhos: recentemente publicou seu livro "Tanto faz ou Qualquer Coisa", pela HN Editora. E seus passos no mundo das letras está apenas começando.

Fonte: Texto de Renata Girodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário