terça-feira, 30 de abril de 2013

Dica de Leitura!


O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams

Enquanto escritores e autores pensam em como explicar o inexplicável, e buscam razões e lógicas em estudos cada vez mais complexos, Douglas Adams, deu sentido ao universo através de uma história carreada de bom humor, medidas precisas de ironia, aventura e personagens marcantes, gerando assim um clássico entre os jovens.

O personagem Arthur Dent, um britânico comum e com uma vida medíocre, vê tudo mudar de uma hora para outra quando descobre que o planeta em que vive está prestes a sumir do mapa (sim, a Terra) e ainda que seu amigo é na verdade um alienígena escritor/pesquisador da raça humana que vivia disfarçado na Terra para escrever alguns parágrafos do Guia do Mochileiro das Galáxias, uma espécie de enciclopédia galáctica que reúne informações sobre quase tudo o que o universo oferece. A peculiaridade são os comentários ácidos e irônicos nada politicamente corretos sobre os planetas e as suas raças.

A curiosidade da obra é saber que o livro foi originalmente concebido para ser um programa de televisão em formato dos famosos Sitcoms, sendo, no entanto recusado por diversos canais, até chegar às mãos de um funcionário da BBC inglesa que encaminhou os roteiros para uma rádio londrina onde ganhou um formato parecido ao da radionovela, que com o sucesso posterior tornou-se série em cassetes e mais tarde ganhou o formato de livros.

O sucesso foi tanto que o livro se transformou em uma série, que engloba mais três volumes e um quase "bônus". São eles: O Restaurante no Fim do Universo; A Vida, o Universo e Tudo Mais; Até Mais, e Obrigado pelos Peixes! E o bônus: Praticamente Inofensiva, que fica no meio termo entre uma sequência dos antecessores e um livro independente deles.

Fonte: Conhecimento Prático - Literatura, n. 41, p. 64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário