quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dicas para o Natal e 2012


Neste livro como o próprio título já diz, pequenas atitudes podem fazer a diferença. Ele é recheado de dicas que qualquer pessoa pode e deve fazer. Destacamos algumas para o Natal, e deixamos um convite para você fazer um  2012 mais bonito e sustentável, que tal!
Reforçando a dica para Livros, se você ainda não é leitor da nossa biblioteca, não perca mais tempo. Se você tem livros para doação lembre-se de nós, aceitamos todos os tipos de materiais bibliográficos, como por exemplo: apostilas, livros didáticos, enciclopédias, revistas, gibis, livros e jornais. Mas, se quiser trocá-los, é só vir no Barganha Book e realizar a sua troca.

Livros:
Use a biblioteca ou compre livros de segunda mão. Empreste o que você tem para seus amigos e doe os que não quer mais, em vez de jogá-los fora. Cerca de 3 bilhões de livros novos são vendidos todos os anos, provocando a derrubada de 400 mil árvores.

Dicas para o Natal:

Decoração:
Se você planeja comprar decoração de natal este ano, pense num painel de plantas da estação ou em itens de uma loja de antiguidades. Dois terços dos lares americanos compram novas decorações de Natal a cada ano e gastam mais de US$ 7,5 bilhões.

Laços e barbantes:
Em vez de amarrar laços nos seus presentes de Natal, faça-os com ráfia, uma fibra natural, flores secas ou um laço reutilizável. Se 2 de cada 3 lares reaproveitassem 1 metro de fita,  a quantidade economizada daria para amarrar a Terra inteira.

Luzes de Natal:
Quando trocar suas luzes de Natal, você pode economizar dinheiro e energia escolhendo os dispositivos semicondutores do tipo LED, sigla em inglês que significa diodo emissor de luz. Com uma duração de 100 mil horas, as suas luzes LED de Natal durarão até o próximo século.

Velas:
Como velas de parafina são feitas de petróleo e emitem o equivalente a fumaça de óleo diesel quando são acesas, você pode economizar recursos de combustíveis fósseis, melhorar a qualidade do ar na sua casa e reduzir a sua exposição a substâncias cancerígenas escolhendo velas feitas de soja ou de cera de abelhas. Essas velas não são feitas apenas de recursos renováveis, mas queimam de maneira 90% mais limpa e duram pelo menos 50% a mais do que as convencionais de parafina.

Presentes:
Vales-presente, ingressos para shows, certificados de restaurantes e de cinema podem ser ótimas alternativas aos grandes pacotes, embrulhados com papel e cheios de laços de fitas. Se você comprar esses itens pela internet, não só economizará entre 2kg e 4kg em embalagens, como também vai reduzir o tempo, o estresse e a energia associados ao trânsito, à multidão e às longas filas até o caixa. Se 50% dos lares trocassem apenas dois presentes embrulhados por outros que coubessem em um envelope, 22 mil toneladas de lixo poderiam ser poupadas.

Informações retiradas do: O livro verde: pequenos passos que cada um pode dar para salvar o planeta de Elizabeth Rogers e Thomas M. Kostigen, editora Sestante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário