domingo, 2 de outubro de 2011

Prefeitura fará mês da leitura e do livro em outubro

Pedro Bandeira
A Prefeitura de São Carlos, via Secretaria Municipal de Educação e Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) de São Carlos, realiza a 7ª Edição da Estação Leitura que começa no dia 4 de outubro e terá como tema os livros de Pedro Bandeira e da poetiza são-carlense, Rosimeire Curilla. As atividades serão desenvolvidas durante todo o mês de outubro. O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 12 de outubro.

O objetivo da Estação Leitura é incentivar o hábito de ler e desenvolver, em toda a população, o prazer do conhecimento através do contato com livros e com a cultura em geral. Entre as atividades desenvolvidas estão contação de histórias, leituras dramatizadas, peças de teatro, oficinas entre outras atividades.

“Temos desenvolvido uma série de projetos que incentivam a leitura para todos, desde as crianças até os adultos e os resultados têm sido muito positivos e a comunidade tem vindo mais às bibliotecas”, comenta Claudete Sacomano, diretora do SIBI. A Estação da Leitura acontecerá em vários locais, como escolas e outros pontos da cidade.

Os autores – Esta edição terá como tema o escritor Pedro Bandeira nascido em 1942 e formado em Ciências Sociais. Trabalhou com teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo e com teatro de bonecos. Além de professor, trabalhou no jornalismo e publicidade, começando na revista Última Hora. Atualmente, dedica-se exclusivamente à literatura infanto-juvenil; seu primeiro livro O dinossauro que fazia au-au, voltado para crianças, fez grande sucesso, mas foi com A droga da obediência, voltado para adolescentes que ele se consagrou.

Autor carismático, revela que também estudou psicologia e educação para "entender melhor em qual faixa etária a criança acha seu pai herói, com qual idade acha-o um chato e quando está pronta para questionar tudo e todos". Sua obra já vendeu mais de vinte milhões de exemplares, tendo conquistado vários prêmios, como o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti.

Outra autora homenageada será a poetisa são-carlense Rosemeire Curilla, nascida em 1962 que também é pedagoga e especialista em educação infantil. Tem experiência na área de educação, atuando nos temas: educação, formação de professores, cultura, literatura brasileira, literatura infanto-juvenil e poesia. É coordenadora do Projeto de Extensão Universitária "Vivenciando a Poesia". É membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de São Paulo. Tem participação em 15 livros, é autora dos livros Amenina Nina e sua horta torta e  Eliseu e suas descobertas. “Para mim é uma satisfação imensa poder publicar um livro, mas o melhor é poder transmitir ao leitor uma boa mensagem e embarcá-lo em uma viagem prazerosa de reflexão”, diz Rosemeire.

Fonte:
www.saocarlos.sp.gov.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário