Imagem: Folha de SP |
A “Bicicloteca” é uma biblioteca itinerante, um movimento independente existente em diversas comunidades brasileiras e em outros países, geralmente para pessoas sem acesso a biblioteca ou comunidades distantes dos centros, as quais utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros. A Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura , o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.
O conceito de biblioteca itinerante nasceu da necessidade de levar cultura para as pessoas que por diversos motivos não tem acesso a biblioteca. Qualquer ONG que trabalha com população carente, poderá requerer uma Bicicloteca do IMV, bastando para isso o envio de uma solicitação formal ao Instituto Mobilidade Verde. O IMV vai priorizar aquelas que já trabalham com comunidades sem acesso a biblioteca, ou com população em situação de risco e que reúnam condições mínimas para conduzirem o veículo ( que não necessita de habilitação especial) , realizar a manutenção mensal e terem local para guardar a Bicicloteca com segurança.
O Instituto realiza um treinamento sobre como abordar as pessoas e formas menos burocráticas para a doação de livros, a Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde tem um padrão diferente das Bibliotecas itinerantes convencionais, que emprestam livros, a idéia não é apenas emprestar livros, mas doá-los para uma outra pessoa apos leitura. O objetivo é formar leitores e que estes novos leitores doem seus livros para outras pessoas. Os livros serão carimbados para “lembrar” ao leitor de doá-los novamente, criando assim um ciclo de leitura permanente.
O programa vai monitorar as doações e realizar o cadastramento das pessoas, desta forma será Possível conhecer o paradeiro de pessoas que estão desaparecidas e abandonadas na cidade, respeitando o direito de cada indivíduo.
Quem quiser doar livros para a biblioteca itinerária poderá deixá-los na Biblioteca Mário de Andrade até o dia 25 de julho. Além do Movimento estadual da População em Situação de Rua, outras ONGs serão contempladas com o triciclo até o final deste ano.
O projeto Bicicloteca do Mobvimento Estadual da População em Situação de Rua visa recuperar moradores de rua através da inclusão social pela leitura e pelo trabalho de inserção e assessoria jurídica e social que é parte do trabalho desenvolvido pelo Movimento criado por Robson Mendonça.
A idéia de criar uma Bicicloteca do IMV, nasceu da necessidade do Movimento Estadual de População em Situação de Rua em levar livros para os moradores de rua através de um veículo leve que poderia entrar em praças e locais de difícil acesso, que não necessitaria de um condutor com habilitação e que não gerasse custos com combustíveis e tivesse capacidade para levar a maior quantidade de livros possível.
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente apóia o projeto de forma Institucional e a Biblioteca Mário de Andrade apóia através da cessão de espaço para a exposição da Bicicloteca até o evento de lançamento e com a doação de livros.
Contato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário