Em 2011, Ano Internacional da Química, a Agência Multimídia de Difusão Científica e Eduacional - Ciência Web, vinculada ao Instituto de Estudos Avançados - IEA USP São Carlos realizou uma série de atividades em comemoração ao importante período da ciência. Entre elas foi realizado o Concurso de Redação Ciência Web no Ano Internacional da Química, em que professores e alunos da rede de ensino de São Carlos e região foram convidados a participar da competição que concedeu aos vencedores uma visita ao Museu Catavento Cultural e Educacional da Secretaria de Estado da Cultura, na cidade de São Paulo. A visita foi no dia 6 de dezembro e os visitantes curtiram muito a premiação.
Uma das vencedoras foi a nossa leitora Sabrina Mendes Botelho, que participou com a redação que vocês podem ler logo abaixo.
Parabéns, Sabrina!
A Química como Ciência.
Em 2011, comemoramos o Ano Internacional da Química, com muito orgulho pelos saltos e avanços dessa Ciência que muitos acham “um bicho de sete cabeças”.
Basicamente tudo é Química, desde o ser microscópico, até o enigmático e misterioso ser humano. Se pensarmos bem, os alimentos que ingerimos, os gases que inalamos, os livros, cadernos, roupas, tintas, plásticos, são decorrentes de uma série de transformações químicas. Ou seja, tudo (isso mesmo), TUDO o que está em torno de nós é Química. Se pensarmos bem, sem ela nós não existiríamos, assim como todo o resto.
Mas o que é a Química mesmo? Ela é um ramo da Ciência que estuda as substâncias, suas transformações, estruturas, previsões, descrições de tudo que encontramos no meio em que vivemos. Ela também é responsável pela produção de teorias que explicam fenômenos, como por exemplo, o surgimento de vida na Terra.
Arrisco até em escrever, que se não houvesse perguntas não haveria a Química. Se eu tenho uma dúvida, irei atrás de tirá-la, procurando um ramo da Ciência que me favoreça nessa busca.
Hoje em dia, a Química é basicamente constituída por teoria e prática. Temos uma pergunta, curiosidade ou busca de algo novo: cria-se uma hipótese, e a partir desta vamos atrás de buscar respostas, com base em experimentações. Proporcionando assim um novo método, novas descobertas e novo conhecimento. Atualmente existem diversos ramos dentro da Química que estudam cada qual uma área.
Há preocupações com a farmacologia (produção de remédios), combustíveis que poluam menos, conservação de alimentos, fabricação de novos materiais, pesquisas para resolver problemas ambientais. Um grande campo a descobrir.
Mas o que esperarmos da Química? Bem, isso é uma boa questão. Devemos exigir até que ponto da Química? O que temos certeza é que dela esperamos curas para doenças (como a AIDS e o câncer), e processos químicos, até mesmo cotidianos que agridam menos o meio em que vivemos.
Para isso precisamos do interesse de jovens estudantes, da colaboração de pesquisadores e cientistas, com “sede de conhecimento”, que se interessem por essa fantástica e maravilhosa Ciência.
SABRINA MENDES BOTELHO – 8º Ano D – E.E. Jesuíno de Arruda
Mais informações no site: http://www.cienciaweb.com.br/tv/
Parabéns Sabrina ! Que esta conquista a estimule, assim como a outros, a buscar sempre mais conhecimento e cultura.
ResponderExcluir